ACADEMIA NACIONAL DE RESILIÊNCIA E PREVENÇÃO A DESASTRES ALERTA SOBRE O USO DA ESTEIRA E ESCADA ROLANTE.

Todos os dias, muitas pessoas ao ir trabalhar, voltando do trabalhe e ou a passeio, estão sujeitas a utilizarem a escada rolante ou esteira para se transportarem de um ponto ao outro. Este equipamento se tornou muito popular e a cada dia mais adepto por empresas públicas e privadas. Tendo em vista que para instalação e manutenção como trata a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS pela NBR 10.147/2016 que delibera sobre o assunto claramente, bem como determina padrões de segurança para; INSPEÇÃO E ENSAIOS DE ACEITAÇÃO PERIÓDICOS E DE ROTINA.

É obrigatório pela empresa que dispõe de tal equipamento informar através de sinalizações os riscos do uso. Entretanto, tem se tornado cada vez mais corrente devido ao dispersamento dos utilizadores que ocasionam acidentes na usualidade.

RISCOS DE UTILIZAR O EQUIPAMENTO DESLIGADO

Embora os motores que impulsionam as engrenagem que permite a rolagem das escadas e ou esteiras sejam projetados para suportar alta carga “peso e pressão” quando em funcionamento, devemos atentar quanto ao uso deste desligado. Os riscos são iminentes, os motores desligados podem não suportar a pressão e peso exercido por usuários e as engrenagens podem iniciar um trabalho forçado com o risco de sucção corporal (total e ou parcial) como mostra no vídeo abaixo:

DICAS E CUIDADOS:

  1. NÃO PERMITIR, AUTORIZAR OU DESCUIDAR PARA QUE CRIANÇAS UTILIZEM O EQUIPAMENTO SOZINHAS;
  2. USAR SEMPRE OS CORRIMÕES PARA SE APOIAR;
  3. AO FIM DO TRAJETO DA ESCADA OU ESTEIRA, NUNCA SALTAR POIS AS PLACAS SÃO PRESAS POR PARAFUSOS PARA IMPEDIR O CONTATO COM OS ROTORES DE ALTA POTENCIA, E SIM DAR UM PASSO LEVE E LONGO PARA TERMINAR COM SEGURANÇA SEU PERCURSO;
  4. AO SE VESTIR COM ROUPAS LONGAS, COMO VESTIDOS, SEMPRE RECOLHE-LOS ATE A ALTURA DOS JOELHOS PARA EVITAR A SUCÇÃO DA VESTIMENTA E POSTERIORMENTE DO CORPO;
  5. NUNCA USE O EQUIPAMENTO NO SENTIDO CONTRARIO DO QUE FOI PROJETADO;
  6. NUNCA UTILIZE SE O EQUIPAMENTO ESTIVER DESLIGADO;
  7. E POR FIM, NUNCA USE O BOTÃO VERMELHO DE FRENAGEM DE EMERGÊNCIA SE NÃO POR CASO DE EMERGÊNCIA.
error: CONTEÚDO PROTEGIDO !!